NR5, CIPAs e Mapas de Risco

Livros - Submarino.com.br

Olá leitor! Hoje vou contar uma história para vocês.

Andando pelos corredores da faculdade outro dia me perguntei: o que será que acontece se vazar algum gás tóxico no subsolo? A ventilação é precária, não existem filtros nem isolamentos de áreas e não há como avisar todas as pessoas ao mesmo tempo.

Foi aí que me ocorreu aquela frase que a minha avó um dia me disse, que eu ouvi inúmeras vezes depois e que guardei pra minha vida: “Meu filho, é melhor prevenir do que remediar!”

Interessado, fiz umas pesquisas e descobri que existem as NRs (Normas Regulamentadoras) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que estabelecem critérios obrigatórios a serem seguidos para garantir a segurança e a saúde do trabalhador, bem como a qualidade do seu trabalho.

Das disposições gerais da NR1:

logo_mte

“1.1 As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.”

Ou seja, todos os trabalhadores com carteira assinada devem (ou pelo menos deveriam!) cobrar de suas empresas ou órgãos públicos o cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Ora! Será então que existe alguma forma de prever os acidentes? Talvez não haja como prever quando eles vão acontecer, mas é possível prever onde eles podem acontecer.

Hummm… então, será que  uma representação gráfica de um local e de todas as coisas que estão nele poderia retratar esses possíveis perigos de forma clara?

Mais interessado ainda, fui dar uma pesquisada sobre os Mapas de Risco (sugestão de um de nossos leitores!). A necessidade desses mapas é, em minha opinião, bastante óbvia dentro de qualquer local de trabalho onde possa haver algum risco para o trabalhador.Logo Cipa

Por isso, hoje vamos nos ater à NR5, que fala sobre as CIPAs e os Mapas de Risco.

Para responder o que é uma CIPA, vamos então recorrer ao texto da NR5:

“5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.”

Logo, todas as instituições sob vigência da NR1 estão obrigadas a terem uma CIPA, que tem como um de seus objetivos “identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;”

Os Mapas de Risco são uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Eles servem, principalmente, para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes no seu local de trabalho.

Existe uma padronização para a criação destes mapas, que deve ser feita a partir da planta baixa do local e respeitar as simbologias de cores, formas e tamanhos. Quanto maior o tamanho do círculo, maior o risco, e cada cor representa um tipo de risco (químico, físico, biológico, ergonômico ou de acidente).

Abaixo temos o exemplo de um mapa de risco (retirado de http://protecaoradiologica.unifesp.br/download/GerRrisLab.pdf)

Exemplo de Mapa de Risco

Depois de tanta informação, vamos agora fazer uma pausa para respirar e refletir sobre uma coisa: quem já viu um mapa de risco? Quem já tinha ouvido falar sobre ele? Quem sabe onde ele fica no seu local de trabalho (se é que ele existe)? Quem sabe exatamente quem é da CIPA de seu local de trabalho?

Acredito que muita gente sabe a resposta para algumas destas perguntas, mas certamente, assim como eu, desconhece a legislação a fundo e as obrigações que as comissões de segurança no trabalho devem aos seus trabalhadores.

Não estou propondo greves nem rebeliões, somente um movimento pela conscientização dos nossos direitos e deveres que influenciam diretamente a qualidade do nosso trabalho. Tanto nos preocupamos em fazer o trabalho, que nos esquecemos dos cuidados pela nossa saúde mental e física.

Já cuidei da minha saúde mental escrevendo este texto (até cansativo, mas divertido). Agora me dêem licença pois voltarei à labuta!

Abraço,

Ricardo

Para quem quiser saber mais sobre os Mapas de Risco e algumas normas de segurança, consulte o material abaixo:

O que é Mapa de Risco?

Comissão de Saúde do Trabalhador de SP – Mapas de Risco

AreaSeg.com – Padrões Visuais dos Mapas de Risco

Share

16 comments to NR5, CIPAs e Mapas de Risco

  • aglais

    Boa tarde,

    Por gentileza gostaria de saber se posso usar foto do ambiente para Mapa de Riscos?

  • neurotiko

    Bom você pode fazer o mapa de riscos da empresa onde você trabalha e identificar os riscos de ada setor e so depois disto é que você pode anexar foto de tal ambiente identificando de qual setor foi tirada a foto ok !!!

  • Ana Gabriela

    gostaria de saber se esse mapa e um laboratorio de analises clinicas ?

  • marco

    oi eu estou fazendo o curso de técnico de segurança do trabalho, e gostaria de saber como elaborar um mapa de risco??

  • Mapa de riscos de cada empresa é muito importante pois visa, identificar,conhecer , e realizar ações para minimizar os riscos pertinente ao desenvolvimento do laboral diário de cada colaborador.

  • Pâmela

    Gostaria de saber se qualquer pessoal pode fazer o mapa de risco?
    Todo mapa de risco tem que conter o campo fonte geradora e medidas de proteção e controle?
    em uma empresa que trabalha com torneria, quais as fontes geradoras posso colocar?
    e quai as medidas de proteção deve colocar?

  • darlei

    souuuuu fooooodaaaaa

  • como eu faco um mapa de risco de um condominio de porte pequeno de 16 apartamento de 2 por andar sendo 2 torre explique -me abraço

  • augusto

    Meu nome é augusto e sou Tec em segurança do trabalho
    Respondendo as muitas perguntas aqui contidas:
    Para as empresas, quem elabora o mapa de risco é a cipa, juntamente com o técnico em segurança do trabalho ou apenas o técnico em segurança. Para sua elaboração é necessário certo conhecimento sobre riscos em ambiente de trabalho. Eles estão dividido em: Risco Ergonômico, Físico, Biológico e químico. Também divididos em três niveis: Baixo, médio e Alto. Ergonômico é risco de má postura, esforço demasiado e etc. Físico é risco de vibrações, calor e frio excecivo, radiações etc. Biológico são como fungos e bactérias. Químicos são riscos como poeiras, névoas e fumos que venham a fazer mal a saúde.

    Mas você pode fazer este mapa de onde quizer, da sua casa por exemplo. Não há uma tabela que indique os riscos e o tamanho dos riscos, tudo você deve deduzir por meio de comparações com outros locais. O risco químico de uma usina nuclear sempre será alto, já com produtos de limpeza de um banheiro o risco químico é baixo, mas mesmo assim há risco.

    Boa sorte com seus mapas de risco.

  • augusto

    Apenas um adendo ao meu ultimo comentário,
    para fazer o mapa de risco, seria interessante se vocês levantassem informações sobre os produtos utilizados ou maquinas ali presentes e a quantidade de acidentes que aconteceram no local. Assim seria possível cruzar as informações e saber em quais locais tem mais riscos de acidentes.

    Procurem por gestão de segurança e PDCA, há coisas nestes itens que podem ajudar vocês a fazer esses levantamentos.

    Obrigado.

  • jorge luis

    manda para mim um mapa de risco lay out e setor

  • Delson

    Os risco são classificados em:
    Risco Pequeno
    Risco Médio
    Risco Grande

  • I got this web site from my pal who informed
    me about this site and now this time I am visiting this website and reading
    very informative articles at this time.

  • After I originally commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I
    get 4 emails with the exact same comment. Is there a way you
    are able to remove me from that service? Kudos!

  • Oi, estava procurando mapas de risco e encontrei o seu mapa, e só fazendo uma observação as cores do mapa estão erradas e só o risco biologico e quimico que estão correto, as outras estão erradas, as cores são vermelho, verde, amarelo, marrom e azul.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>